quinta-feira, 13 de maio de 2010

Inclusão Digital sustentável como negócio social

Cerca de 48% dos usuários brasileiros se conectam à Internet através das 100 mil lan houses do país, sendo 82% deles trabalhadores de salário-mínimo. Mas esse acesso ainda não é qualificado e nem garante a sustentabilidade do negócio.

É o CDI Lan, que visa a gestão eficiente dessas casas e a adoção de um código de conduta ética por parte das instituições afiliadas. As lan houses do projeto oferecerão aos seus públicos uma gama de cursos e serviços, investindo em capacitação, informação, orientação e empreendedorismo. tornando o setor mais organizado e sustentável.

Com o apoio da ABCID e tendo como embaixadora a atriz e apresentadora Regina Casé, o CDI Lan nasce como uma nova divisão do CDI, ONG pioneira em seu campo de atuação na América Latina e que, há 14 anos, promove inclusão digital sustentável em benefício de populações excluídas.


CÓDIGO DE CONDUTA PARA AS LAN HOUSES BRASILEIRAS

Este Código de Conduta foi desenvolvido pelo projeto CDI LAN. Seu propósito é difundir boas práticas e promover maior responsabilidade social no acesso à informação e disseminação do conhecimento. O CDI não se responsabiliza pela observância dos preceitos abaixo nem por qualquer outra questão referente ao funcionamento dos estabelecimentos que aderem ao Código, mas gostaria de ser informado sobre qualquer desrespeito ao seu conteúdo.

O funcionamento desta Lan House atende aos seguintes preceitos:

1 – PRIVACIDADE E SEGURANÇA DOS USUÁRIOS

Este espaço zela para que não sejam armazenados dados pessoais, tais como o histórico de navegação, logins, senhas ou demais informações particulares dos usuários. São adotadas medidas preventivas para garantir a privacidade e a segurança dos dados.

2 – CONFIDENCIALIDADE CADASTRAL

Para mais segurança de todos, será feito cadastro com o nome completo, endereço, RG, CPF, telefone, e-mail e data de nascimento de todos os usuários. Este cadastro será administrado de forma confidencial e não será passível de comercialização ou cessão voluntária a terceiros a qualquer título.

3- NÃO AOS CONTEÚDOS ILEGAIS.

Este espaço adota uma postura de vigilância ativa aos casos de exploração sexual, prostituição infantil e divulgação, por qualquer meio de pedofilia, ou conteúdo equivalente. Divulgamos como denunciar irregularidades e auxiliaremos as autoridades em eventuais investigações.

4 – CONTROLE NO ACESSO POR MENORES DE DEZOITO ANOS

Este estabelecimento utiliza os métodos e controles recomendados para impedir que jovens menores de dezoito anos tenham condições de acessar ou visualizar conteúdo inadequado à sua faixa etária, como, por exemplo, material pornográfico ou de violência real.

5 – COMBATE À EVASÃO ESCOLAR

Este espaço é um ponto de luta contra a evasão escolar. Tomamos cuidados para que os menores de dezoito anos não o frequentem durante suas aulas. Para isso, procuramos estabelecer uma linha de diálogo com os estabelecimentos de ensino próximos, tomando ciência de seus horários

6 – CONCORRÊNCIA LEAL

Adotamos uma atitude colaborativa com os companheiros do setor. Não praticamos concorrência desleal nem temos uma postura negativa com relação aos atuam no mesmo segmento.

7 – CUIDADOS AMBIENTAIS

Este espaço é zeloso com as questões relativas ao meio ambiente e procura, por todos os meios e formas, ter cuidado e responsabilidade quanto à preservação da natureza, estimulando a consciência ecológica.

8 – ACESSO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Facilitamos o acesso de portadores com necessidades especiais, tratando-lhes com o respeito que merecem e oferecendo-lhes um atendimento preferencial. Isso vale também para gestantes, pessoas com crianças de colo e idosos.

9 – DIVULGAÇÃO DE CAMPANHAS SOCIAIS

Este espaço é um ponto permanente para divulgação de campanhas de conscientização, com o intuito de promover a inclusão digital, a educação, a cultura, a ecologia, a saúde, o esporte e o lazer.

10 – RESPEITO À CONSTITUIÇÃO DO BRASIL

Este espaço cumpre a legislação vigente, e sempre respeitará integralmente a Constituição brasileira, mas sem abrir mão de uma conduta questionadora construtiva e saudável que fomente o exercício da cidadania crítica e ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário